Cada peça da Central Veredas carrega a alma, as histórias e os saberes das artesãs que a criaram. Por trás de cada bordado, fios e tecidos, estão as mãos habilidosas de mulheres e homens que dedicam suas vidas a preservar as tradições do Cerrado e transformar saberes ancestrais em arte.
Nossas artesãs são guardiãs das técnicas transmitidas por gerações, como a fiação, tecelagem e o bordado. Com criatividade e inspiração, elas unem o antigo e o novo, mantendo viva a essência do Urucuia Grande Sertão Veredas em cada detalhe. Além de produtoras de arte, são líderes comunitárias, mães e profissionais que, com dedicação, criam oportunidades para suas famílias e comunidades.
Essas mulheres participam ativamente dos projetos da Central Veredas, onde trocam conhecimentos, aprendem novas técnicas e compartilham suas histórias. Nos encontros de associadas, fortalecem a união entre os núcleos produtivos e renovam o compromisso de levar ao mundo peças que contam histórias de resistência, conexão e amor pelo Cerrado.
Ao adquirir uma peça da Central Veredas, você está se conectando diretamente com essas pessoas, apoiando seus sonhos e contribuindo para preservar a riqueza cultural e ambiental do nosso território.
Na foto, alguns de nossos artesãos, algumas de nossas histórias. Somos muitos, uma grande família! Nos acompanhe por aqui e também em nossas redes sociais para conhecer mais de perto todos os detalhes dessa rede de saberes, união, cultura e tradições.